Error: Could not connect to API.SOAP-ERROR: Parsing WSDL: Couldn't load from 'http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/channels-wsdl/' : failed to load external entity "http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/channels-wsdl/" Fehler beim ConnectSOAP-ERROR: Parsing WSDL: Couldn't load from 'http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/epaper-wsdl/' : failed to load external entity "http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/epaper-wsdl/" Error: Could not connect to API.SOAP-ERROR: Parsing WSDL: Couldn't load from 'http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/channels-wsdl/' : failed to load external entity "http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/channels-wsdl/" Fehler beim ConnectSOAP-ERROR: Parsing WSDL: Couldn't load from 'http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/epaper-wsdl/' : failed to load external entity "http://epaper3.1000grad.com/html/api/v2/epaper-wsdl/" Dia das bibliotecas escolares assinalado na biblioteca do agrupamento de escolas com peça de teatro de fantoches. | O Brincalhão

Dia das bibliotecas escolares assinalado na biblioteca do agrupamento de escolas com peça de teatro de fantoches.

DSC_0680

Iniciativa procurou promover hábitos de leitura e frequência das instalações da biblioteca escolar, junto dos alunos do primeiro ciclo e necessidades educativas especiais.

A história contava que havia um rei que possuía enormes tesouros: esmeraldas, diamantes e muitas moedas de ouro. Tinha uma enorme fortuna mas não sabia o que fazer com ela. Nem as opiniões da rainha, da princesa, nem do príncipe o convenceram sobre o que deveria fazer. Decidiu então fazer o que tinha em mente: ergueu um grande edifício, forrou-o todo com estantes e mandou vir imensos livros de todo o lado. Depois, ficou sentadinho a ler até fazer calos no rabo e não quis dar ouvidos a gente ignorante, porque tinha gosto de aprender como se fosse estudante. E assim, o rei aprendeu tanto que com toda a certeza, não haveria no reino ninguém com tamanha sabedoria. Havia no entanto um problema. As traças! Aqueles minúsculos insectos andavam a destruir os seus preciosos livros. Desesperado, por não encontrar uma solução, contratou um gigante que ficou encarregue de eliminar todas as traças. Foi esse gigante que um dia acabou por encontrar a fada palavrinha, a fada que usava pós de perlimpimpim sobre as crianças para descobrirem que ler é uma aventura sem fim. O gigante levou a fada à presença do rei, que ficando bem impressionado, entregou toda a sua biblioteca ao gigante e à fada palavrinha para a manter longe das traças e perto das crianças com vontade de aprender.

Com esta peça de teatro de fantoches, adaptada do conto de Luísa Ducla Soares “A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas”, a biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Alfandega da Fé assinalou o dia das bibliotecas escolares. Com diversas sessões, realizadas durante a última semana do mês de outubro, a equipa da biblioteca escolar procurou dar a conhecer aos alunos do primeiro ciclo e aos alunos com necessidades educativas especiais as instalações da biblioteca e estimular o gosto pela leitura. No seguimento da peça de teatro, os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar em jogos educativos, alusivos à peça de teatro, criados pela própria equipa da biblioteca.

 

Texto e foto: Daniela Pires – CPTA